quinta-feira, 8 de março de 2012

Empadão de peixe


Não sei se já disse, mas eu adoro peixe... qualquer peixe, e por isso sempre que cozinho lá sai um prato de peixe. Desta vez, e pela primeira vez fiz um empadão de pescada.
Como podem ver ficou muito bonito e igualmente saboroso. Fiz várias pesquisas nos blogs que visito diariamente para recolher ideias, mas em quase todos os que vi, juntavam ou bechamel ou natas, e eu confesso que não uso muito esses ingredientes primeiro porque não gosto muito de natas e depois não sei usar muito bem esses ingredientes. Se calhar fica me mal dizer isto, mas não sou nenhuma chef de cozinha, sou apenas uma amadora sem muita prática. E por isso o meu empadão é mesmo ao estilo do campo, tudo ao natural só com coisas que a horta deu.

Ingredientes:

2 postas de pescada ou medalhões
2 "cabeças" de bróculos
3 fatias finas de pimento vermelho e verde
cebola q.b.
2 delicias do mar (podem substituir por camarões)
Batatas para o puré
Leite e manteiga q.b.
Ovo

Preparação:

Começemos pelo puré, coza as batatas em agua e sal e quando estas estiverem cozidas reduza a puré com um passevite, junte-lhe o leite e a gema de um ovo, mexa bem e leve ao lume mais 2min +/-.
De seguida num tacho corta a cebola as rodelas ou palitos junte lhe um pouco de azeite e leve ao lume até esta ficar macia, junte lhe os pimentos aos quadradinhos os broculos cortados aos quadradinhos o peixe e as delicias, tempere a gosto e deixe tomar o sabor por alguns minutos e ate ficar sem liquido. (eu tambem juntei um pouquinho de vinho)
Num recipiente de ir ao forno ponha uma camada de puré por cima uma camada da mistura do peixe e outra de puré. Pincele com o ovo batido e leve a alourar ao forno.
Retire do forno e sirva de imediato.

Bom Apetite!

3 comentários:

Beth Martins disse...

Adoro empadão e de peixe deve ser muito bom mesmo, lindo blog parabens e força para a frente!

beijinhos e bom fim de semana

PratosdaBela disse...

Bom dia, Alcina, hoje fiz publicidade do teu blog, querida no meu, pois gosto muito do teu cantinho.
Jinhos fofos e força...

Alcina disse...

Obrigada. Sinto me tão feliz e ao mesmo tempo envergonhada por estar a ser vista por vocês, que são as minhas professoras.
Eu não tenho metade da vossa prática, mas confesso que mesmo sem vos conhecer já vos admiro muito.
Mais uma vez obrigadas...
Beijos e muitas felicidades para vocês.