sexta-feira, 30 de março de 2012

Pães de leite


Pães de leite são uma delicia para comer ao pequeno almoço.
Eu adoro um pão de leite com uma fatia de queijo limiano e uma meia de leite ou ate uma chavena de café soluvel. Não há pequeno almoço que me satisfaça melhor que este. Se para acompanhar juntar um suminho de laranja natural, então até os olhos brilham.
Tudo isto feito em casa claro, pelas minhas mãos, porque alem de mais barato e muito mais tranquilo e gostoso.
Esta é a minha sugestão para entrar em grande no fim de semana. Quem sabe preparar um pequeno almoço especial para os dias do fim de semana.
Passemos a receita... Eu acho que fiz bolas demasiado grandes e como os cozi no forno do fogão de lenha acho que cozeram demasiado rapido e por isso não ficaram tão esponjosos. Esta e a minha avaliação, (eu que não percebo nada).

Até já pensei pedir umas sugestões á Beth, porque ela trabalha muito com farinha para brioche deve saber segredos que eu desconheço completamente. Eu gostava de fazer uns pães de leite como aqueles de compra que ficam molinhos molinhos molinhos.

Ingredientes:

500grs de farinha brioche branca de neve
220 ml de agua morna
Açucar para polvilhar
1 gema de ovo ou leite para pincelar

Preparação:

Abrir um buraco na farinha e verter a agua morna dentro. Amassar com os ganchos da batedeira durante 5min ou até a massa ficar lisa. Deixar repousar num recipiente coberto de pelicula aderente por 45min num local quente. Enfarinhar o balcão e moldar a massa em bolinhas, dispo-las num tabuleiro de ir ao forno com um espaço de 2cm entre elas e deixar repousar por mais 1h  até duplicar o tamanho coberto com um pano.
Levar ao forno a 180º e deixar cozer ate alourar.

Bom apetite!

1 comentário:

Sabores Autenticos disse...

Devem ter ficado muito bons!
Bjs