terça-feira, 20 de março de 2012

Bolo para o dia do Pai


Como não podia deixar de ser ontem houve um bolo de dia do PAI.
A inspiração foi no blog "colher de pau" e o bolo é fantástico como o meu Pai...

Facil de fazer, e rápido de comer. Um bolo mesmo ao meu gosto. Eu cortei aos quadrados porque o fiz com uma forma rectangular como está na imagem, mas pus papel vegetal em vez de untar a forma como diz na receita original.

Acho que fica mais fofinho e é mais facil de desenformar. Depois voltei a po-lo na forma e verti o leite bem quente.

Digo vos que devem experimentar logo que possam, é barato e vai num ápice.

Ingredientes:

3 ovos
o peso dos ovos em açúcar
o peso dos ovos em farinha com fermento
2 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de côco ralado
125g de manteiga

300 ml de leite
côco para polvilhar

Preparação:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar bem cremosa. Adicione depois as gemas e o leite e misture bem.
Bata as claras em castelo e misture a farinha com o côco. Alternadamente junte as claras e a farinha com o cõco à mistura das gemas.
Unte uma forma rectangular de bolo inglês com manteiga e polvilhe com farinha. Coloque a mistura na forma e leve a cozer em forno médio (180ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozido (eu fiz no fogao de lenha e demorou muito pouco tempo).
Deixe depois o bolo arrefecer dentro da forma e pique-o todo muito bem com um pequeno espeto.
Aqueça bem os 300 ml de leite e verta-o sobre o bolo de modo a que este embeba todo o leite. Ao início poderá parece-lhe que o bolo não tem capacidade para embeber todo o leite, mas é mesmo assim. Deixe arrefecer novamente e desenforme cuidadosamente o bolo colocandoo no prato de servir.
Polvilhe então com côco ralado a gosto.
Bom Apetite!



4 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Pelo aspecto ficou uma maravilha!
Bjs

Beth Martins disse...

Um bolinho simples como eu adoreo e sem duvida bem delicioso!

Bjs

Alcina disse...

Experimentem é fantástico. Adorei mesmo.

anapaulaml disse...

Mas que belo bolinho. Tenho de experimentar mesmo. Vai para a minha lista. Obrigada pela partilha.