terça-feira, 6 de março de 2012

Bolo de Noz


No passado mês de fevereiro a minha mãe fez anos, e por isso havendo aniversário tem de haver bolo, ainda que feito em casa, a data nunca é esquecida. Desta vez fiz um bolo de noz que como podem ver ficou super fofinho e muito saboroso. A receita já é antiga e foi adaptada a uma outra.
Não sei se é truque ou não, mas bati esta massa pela ordem que bato a massa de pao de ló que fiz aqui atrasado. Adorei a textura do pão de ló que fiz com a receita do blog "colher de pau" e por isso agora quando faço um bolo uso aquela forma de bater, acho que torna o bolo muito mais saboroso e fofinho.
Este como foi feito no forno do fogão de lenha dum lado ficou um pouco mais moreno, mas na mesma saboroso.

Aqui fica a receita:

Ingredientes:

1 taça de noz picada (+/- uma chavena de chá)
8 ovos inteiros
8 colheres de açucar não muito cheias
5 colheres de farinha Branca de neve
1 colher de fermento em pó
1 colher de vinho do porto
1 pitada de canela

Preparação:

Bater os ovos inteiros com o açucar no minimo 15min, juntar a colher do vinho porto e bater mais um pouco. Entretanto junte a farinha previamente misturada com o fermento e misture ao preparado anterior sem bater, use uma colher de pau por exemplo, misture levemente e junte as nozes e de seguida a canela. Misture tudo muito bem mas sem bater e verta numa forma forrada com papel vegetal e untada com o spray da espiga (é super util e prático). Leve ao forno pré-aquecido e deixe cozer até espetar o palito e este sair limpo.

Bom apetite!

Sem comentários: