quarta-feira, 18 de abril de 2012

Bolo de laranja


Voltou o Inverno (para meu descontentamento) e por isso já volta a saber bem comer coisinhas quentes e acender o fogão de lenha. Fogão de lenha aceso bate a vontade de fazer doces, experimentar aquelas brioches  fantásticas que circulam pelo blogesfera. 
Para hoje nada melhor que uma fatia de bolo de laranja caseiro acompanhar um café quente acabado de sair da máquina enquanto ouço a chuva cair lá fora. 
A receita é a olhómetro mas vou dar aqui as indicações que sigo, esta receita já anda comigo há muitos anos e não tem risco, sai sempre bem.

Ingredientes:
(as medidas são de uma caneca de pequeno almoço)
1 3/4 da chavena de farinha
1 chavena de açucar
1/2 chavena de óleo
1 chavena de sumo de laranja natural
Raspa de 1 laranja
1 colher chá de fermento
7 ovos

Preparação:

Numa bacia deitar os sólidos (farinha, fermento e açucar) e misturar, depois abrir um buraco no meio e verter o oleo, o sumo, a raspa, as gemas, e ir misturando com uma colher de pau levemente até envolver tudo muito bem. Entretanto bater as claras em castelo firme e envolver no preparado anterior muito levemente. Fica um bolo grande e muito saboroso.
Barrar uma forma com manteiga ou cobrir com papel vegetal e barrar com manteiga, porque fica liquido e tem tendência a colar na forma. Levar ao forno pré-aquecido até cozer completamente (fazer o teste do palito).
Desenformar e polvilhar com açucar em pó (eu não pus).

Bom apetite!

2 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Deve ter ficado muito bom!
Bjs

Beth Martins disse...

hummm...adoro bolos de laranja e este deve ter ficado bem delicioso!

Bjs