sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ovos com legumes


Há dias assim, pelo menos comigo, não me apetece comer nem carne nem peixe, apetece me sim uma coisa leve, rápida que se faça num tacho só sem grande confusão na cozinha.
Ovos hoje sim, porque tenho muitos em casa, as galinhas não param de por (ainda bem) e olhar para o cesto deles dá-me uma vontade enorme de os cozinhar.... mas como??? eis a questão.
Depois de uma breve pesquisa na internet, encontrei duas fotos que me aliciaram por completo... já conhecia uma versão de ovos com legumes que uma prima marroquina fazia cá em casa algum tempo atras, mas como nunca a vi fazer de principio a fim tinha um certo receio de me arriscar e sair uma valente papada que fosse tudo menos comestivel. Pois então as fotos que encontrei eram do blog "colher de pau" (claro) e "aromas e sabores", então aproveitei a ideia e juntei mais uns ingredientes que a meu ver foram fundamentais. Eis a receita:

Ingredientes:

1 tomate meio maduro
2 tiras de pimento vermelho
Salsa q.b. (muita)
Piri piri moido ou liquido e sal q.b.
1/2 cebola branca picada grosseiramente
Fiambre de peru
Queijo em fatias
2 ovos 

Preparação:

Partir o tomate e o pimento em quadradinhos, juntar a cebola e a salsa picada, o queijo e o fiambre em quadradinhos e levar ao lume brando numa sertã ou tacho com um fio de azeite e deixar refogar lentamente. Enquanto isso descasque as batatas parta em quadradinhos e leve a fritar em óleo bem quente.
Entretanto quando o preparado anterior estiver sem molho, abra um buraco no meio e parta lá os ovos como se fosse para estrelar e ponha por cima umas tiras de queijo, tampe o tacho durante uns 5 min ou ate estarem os ovos cozinhados e o queijo derretido. Vai ver que entretanto o preparado já ficou com um molho grossinho e apetitoso. Quando estiver o ovo pronto retire do lume e sirva com as batatas fritas ou só com fatias de pão fresco. 

Obs: se eu soubesse fazer aquele pão marroquino caseiro seria o acompanhamento ideal. E um pão fofissimo e quente, acabado de fazer 100% feito á mão. Divinal.

Bom Apetite! 



5 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Está uma refeição apetitosa.
Bjs

Beth Martins disse...

Simples e bem ao meu gosto, adori este tipo de refeição simples e ràpida!

Beijinhos

Alcina disse...

Eu já comia outra vez... Com certeza será uma receita a repetir mais vezes cá em casa.

Beth Martins disse...

Acabei le ler o teu comentario que fizeste no meu blog, obrigado pelo teu carinho.

Venho te dizer um metodo muito eficaz para levedar a massa é facil e sai sempre muito bem.

Fzes o seguinte:
Colocas um copo com àgua no microondas, ligas o microondas até a àgua ferver quando começar a ferver deixas por mais dois minutos, ao fim abres a porta do microcondas, retiras o cpo da àgua a colocas de imediato a massa dentro do microondas, fechas a porta e deixas levesar 1h a 1h30.

Vais ver que com o vapor da àgua que fica dentro do microondas a massa vai levedar bastante e fica muito fofinha, depois de retirares do microondas das-lhe o formato desejado e procedes de outra maneira para a segunda levedagem, fazes assim:

Enquanto dàs o formato que desejas à massa ligas o teu forno no maximi até ficar quentinho dentro não muito tem que ficar o forno morno, depois desligas o forno poes a massa ja dentro da forma dentro do forno a levedar o calor do forno vai levedar novamente a massa,normalmalmente 45 minutos é o suficiente, depois so te resta ligares o forno a temperatura indicada e jà està é bastante facil e muito éficaz.

Se tiveres duvida podes entrar em contacto comigo para este mail:

porto27@noos.fr

Beijinhos grandes e bom fim de semana

Alcina disse...

Muito obrigada. Com esta informação já vou poder testar uma das tuas brioches magnificas. depois mostro o resultado. Bjs Es mesmo demais.