segunda-feira, 30 de abril de 2012

Bolinhos de Bacalhau à moda da minha Avó


Para começar a semana trago vos uma receita que nunca vos fará fazer má figura, calha sempre bem (pelo menos aqui em casa).
Os famosos bolinhos de bacalhau da minha Avó. Todas as festas que há na familia nunca falta na mesa os bolinhos de bacalhau feitos á mão pela nossa Querida Avó, pois é são o petisco mais apreciado, o que é feito em maior quantidade e o que desaparece mais rapidamente da mesa.
Deixo vos a receita para vocês testarem a qualidade da mesma. Estes como é claro foram feitos por mim, com ajuda da minha Mãe.

Ingredientes:

3 ovos inteiros
1 posta de bacalhau (lombo médio)
1 boa manada de salsa fresca
1 cebola média
Farinha sem fermento +/- 150g (não medi, fazemos a olho, por isso pode ser preciso mais ou menos consoante o tamanho dos ovos)
1 colher de chá de fermento royal
2 batatas médias cozidas
oleo para fritar

Preparação:

Numa panela leve a cozer as batatas com o bacalhau e se necessário adicione sal (normalmente o nosso bacalhau e demolhado em casa e as partes mais grossas - os lombos- ficam sempre mais para o salgado), quando estiver cozido passe as batatas num passevite e limpe o bacalhau de espinhas e peles e esfie consoante o seu gosto (é bom apanhar bocadinhos de bacalhau). Entretanto ponha tudo numa bacia grande e junte lhe os 3 ovos, a salsa e a cebola bem picadinha, misture tudo muito bem e vá juntando a farinha aos poucos até conseguir uma massa fofa e não muito presa, se amassar com as mãos vai sentir o ponto melhor, junte o fermento e amasse mais um pouco.
Entretanto ponha a frigideira no lume e deixe aquecer bem o óleo, quando estiver quente com ajuda de duas colheres faça pequenas bolas e ponha a fritar de ambos os lados.
Sirva como lanche, entrada, jantar ou almoço ou simplesmente leve para um piquenique ou churrasco.

Obs: podem congelar a massa já as bolinhas num tupperware, depois quando precisarem e so tirarem as bolinhas que quiserem gastar.
Estas quantidades que indico deram o prato que está na imagem cheio. É um prato de servir um bolo.

Bom Apetite!

1 comentário:

Beth Martins disse...

Lindos bolinho de bacalhau, jà faz tempo que não como!

Bjs