segunda-feira, 21 de maio de 2012

Carne de Vaca com batatas assadas


Para começar a semana, nada melhor que um assado de Domingo.
Fazer assado é das coisas que menos trabalho dá, basta preparar tudo ate pode ser com alguma antecedência e na hora levar ao forno e tudo o resto é quase feito sozinho.
Aproveito muitas vezes os dias em que faço assados para passar a ferro nos entretantos, ou até mudar a roupa das camas, ou simplesmente descansar sentada no sofá a ver tv.
Com Vocês acontece igual?

Ingredientes:

1 posta de carne de vaca para assar (por exemplo a parte da costela mendinha que tem alguma gordura)
Batatas q.b.
1 cebola grande
2 colheres de sopa de polpa de tomate de cebola e alho
1/2 pimento vermelho
louro
Piri-piri moido
Oregãos
Salsa fresca picada
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 copo pequeno de vinho branco

Preparação:

Comece por cozer a carne (vai depender da carne que comprar), deixe-a cozer só para amaciar para depois de assada não ficar seca e dura, deixe arrefecer e reserve.
Numa assadeira disponha a cebola as rodelas, o pimento, o azeite, o vinho, os temperos e a polpa de tomate, misture tudo e coloque a carne por cima e esfregue-a com o tempero, deixe marinar por 1h tapada com pelicula aderente no frigorifico.
Findo esse tempo, coloque a assadeira no forno já com as batatas a volta da carne e deixe assar lentamente. Vá virando a carne e as batatas para assar de ambos os lados e rectifique os temperos a meio do tempo.
Quando achar que esta bem assado retire e sirva quente acompanhado de uma boa salada de alface e tomate.
Eu nunca deixo os tempos de cozedura pois vai depender sempre do forno de cada uma, e porque muitos dos meus cozinhados são feitos num fogão de lenha, logo o tempo diminui muito.

Bom Apetite!

2 comentários:

Beth Martins disse...

Uma refeição bem ao meu gosto amiga o aspecto fala por si mesmo.

Bjs

Sara disse...

É interessante quando essas coisas porque eu acredito que todos nós podemos fazer isso em algum momento será necessário para que você pode cozinhar, meus filhos sempre me perguntar eu gostaria de fazer o mesmo, como no se cozinhar siempre vai comer a restaurantes em alphaville