quarta-feira, 27 de março de 2013

Bolo de fécula de batata

Foto: obrigada mana pelo bolo. adorei. beijinhos

Depois de tanto tempo longe do meu cantinho, volto hoje com novidades.
Tanta coisa se passou desde a ultima publicação, o meu blog já não tem fotos e não sei como as recuperar. Pensei que seria melhor desactivar este e começar de novo num outro, mas vamos andando e vendo.
Hoje é dia 27 de Março, e a minha irmã Lídia faz anos, como tal ofereci-lhe este bolinho para levar para o trabalho dela para um lanche diferente.
A receita não e nova para ninguém  é um bolo de fécula de batata que fiz com a receita da Leonor de Sousa Bastos, só a decoração é que foi criada com a minha imaginação. Como estamos em altura de morangos resolvi fazer um coulis de morango só para enfeitar o bolo.

A receita é então esta:
(publico a minha receita, pois corto sempre no açucar)

Ingredientes:

Bolo:
8 ovos
160gr de Fécula de batata 
200gr de açúcar
Morangos para enfeitar

Recheio e Cobertura:
1lt de leite (eu usei meio gordo)
2 paus de canela
2 cascas de limão
60gr de farinha 
6 gemas
300grs açúcar

Coulis de Morango:
150gr de morangos limpos e em pedaços
1 colher de sopa de açúcar em pó
Sumo de meio limão

Preparação:

Bolo:
Bata as gemas com o açúcar durante 15 min. Á parte bata as claras em castelo firme. Ao preparado das gemas adicione 1/3 das claras e bata até envolver de seguida polvilhe a fécula e envolva cuidadosamente, vá intercalando com as restantes claras até estar tudo envolvido.
Unte 2 formas com manteiga e polvilhe com farinha e leve ao forno pré-aquecido nos 180º durante 15 a 20min.
Deixe arrefecer em cima de uma grelha para depois passar a montagem.

Recheio e Cobertura:
Leve ao lume o leite (reserve um pouco para dissolver a farinha e as gemas) com os paus de canela, as cascas do limão e o açúcar. Á parte dissolva a farinha e as gemas no leite que reservou.
Quando o leite estiver a levantar fervura junte o preparado da farinha e das gemas e leve novamente a lume brando até engrossar. Verta o preparado num pirex e cubra com película  deixando a tocar no creme para não ganhar a capa mais grossa, reserve até arrefecer.

Coulis de Morango:
Junte tudo numa taça e passe a varinha ou então use o liquidificador, até obter um creme leve e brilhante. 

Montagem:

Cubra uma metade do bolo com o creme de leite, por cima deste eu cobri com fatias de morango fresco, cubra o recheio com a outra metade do bolo e cubra-a com o restante creme. 
Por cima deste, verta um pouco de coulis de morango e com um palito faça os enfeites que mostro na foto, ou se preferir verta o coulis todo deixando que escorregue pelas laterais do bolo e enfeite com os morangos frescos aos seu gosto.

Espero que gostem!
Beijinhos 
Alcina





1 comentário:

Beth Martins disse...

Alcina, minha querida amiga nem imaginas como fiquei feliz ao ver este teu poste!

Adorei este teu bolinho ficou lindo e a fecula torna o bolo mt fofinho.

Bjs grande feliz pàscoa e aparece mais vezes